Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Benefícios para idosos valem, agora, a partir dos 60 anos

há 6 anos


Promulgada pela Alerj, Lei 7.916/18 foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira

Rio – A partir desta segunda-feira, será considerado idoso no Estado do Rio todo cidadão que tiver idade igual ou superior a 60 anos, conforme determina o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/03). A mudança foi definida pela Lei 7.916/18, promulgada pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.

O projeto, de autoria do deputado Luiz Martins (PDT), havia sido vetado pelo governador Luiz Fernando Pezão, mas a decisão foi revertida na última terça-feira, quando 44 parlamentares votaram pela derrubada do veto.

As leis estaduais em vigor voltadas para esse público, como a que define gratuidade em transportes intermunicipais por micro-ônibus, foram modificadas, alterando a idade mínima de 65 para 60 anos. No total, são 25 leis que garantem gratuidade para espetáculos em espaços públicos, meia entrada em outros espetáculos, prazo de 30 dias para despacho em processos administrativos e prioridade de atendimento em agências bancárias, entre outros.

“O Estatuto do Idoso já deveria ser cumprido no estado porque o teatro, o cinema e a fila do banco já cumprem. Isso é uma adequação à legislação federal”, defendeu Martins.

Fonte: O Dia

  • Publicações223
  • Seguidores65
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações6362
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/beneficios-para-idosos-valem-agora-a-partir-dos-60-anos/557988705

Informações relacionadas

Isabella Alves, Advogado
Artigoshá 5 anos

Idosos não precisam pagar taxa para renovar carteira de habilitação

Dr Dárcio Caetano, Advogado
Artigoshá 2 anos

Você tem mais de 60 anos? Pare de perder tempo e dinheiro, conheça 11 benefícios dos idosos que você tem direito!

Senado
Notíciashá 11 anos

Idosos com mais de 60 anos poderão receber Benefício da Prestação Continuada

Empresas de ônibus de Niterói que não respeitavam gratuidade de ido...

Luma Dórea , Advogado
Artigoshá 3 anos

Pessoa com mais de 60: conheça seus direitos e como a lei lhe protege

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

gostaríamos que o deputado luis martins nos esclarecesse mais sobre essa lei que não é válida para o transporte municipal e urbano, pois se outros benefícios valem porque essa não já que a lei foi alterada com relação a idade do idoso que era de 65 para 60 anos, será que a máfia do transporte é tão poderosa assim. continuar lendo

Boa tarde,

Tenho 62 anos fui tirar minha carteira de idosa com a modificação de 65 para 60 anos e fui embarreirada não aceitaram, alegaram que tenho que levar o Diário Oficial para provar que houve a mudança. Onde consigo o Diário oficial referente essa mudança? continuar lendo

Gostaria de receber resposta das perguntas que foram feitas. Pois não recebi nenhuma resposta continuar lendo

Quando ligamos para agendar eles dizem que é só a partir de 65 anos. Previsam orientar também os funcionários continuar lendo