Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Plano de saúde é condenado a indenizar pais por custos com tratamento de bebê no Maranhão

Criança nasceu com cardiopatia grave e a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) se negava a cobrir o tratamento em São Paulo.

há 6 anos

A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve uma decisão de 1ª instância que condenou a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi) a pagar indenização de R$ 10 mil por danos materiais e morais para o pai e a mãe de uma criança que nasceu com cardiopatia grave, por negativa de cobertura do tratamento em São Paulo.

De acordo com o entendimento dos desembargadores do órgão, os documentos juntados aos autos demonstram que o recém-nascido apresentava má formação no coração, com risco de morte, e deveria ser submetido a intervenção cirúrgica de emergência por especialista na capital paulista. A intervenção foi negada pela Cassi sob o argumento de que existiam outros profissionais qualificados e conveniados ao plano de saúde em São Luís.

O relator da apelação ajuizada pelo plano de saúde, desembargador José de Ribamar Castro entendeu que a negativa à autorização e custeio do tratamento ao paciente atinge o direito constitucional à saúde, ante a exclusão ilegal de cobertura. Desse modo, segundo José de Ribamar, resta configurado o dever de indenizar pelos prejuízos materiais e morais decorrentes do tratamento.

O magistrado destacou ainda que é abusiva a negativa de cobertura de plano de saúde a algum tipo de procedimento, medicamento ou material necessário para assegurar o tratamento de doenças previstas pelo contrato e prescritos pelo médico especialista.

O desembargador Raimundo Barros e a juíza Andréa Furtado Lago (convocada para compor quórum) acompanharam o voto do relator e negaram o apelo do plano de saúde. O G1 não conseguiu entrar em contato com a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.

Fonte: G1


  • Publicações223
  • Seguidores65
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações291
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-e-condenado-a-indenizar-pais-por-custos-com-tratamento-de-bebe-no-maranhao/636202188

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)